Informações: helofontoura@hotmail.com -

sábado, 19 de junho de 2010

30 - FIGADO - PEDRAS NA VESÍCULA-OLHOS

O fígado é um dos órgãos importantes do nosso organismo, isso porque dentre as diversas funções que ele desempenha, destaca-se uma que é primordial para o bom funcionamento do nosso corpo como um todo, ele é o nosso grande filtro, é no fígado que todas as substâncias tóxicas passam e sofrem transformação bioquímica para depois serem eliminados.

Segundo a Medicina Chinesa os olhos tem uma ligação com o fígado

Hoje em dia nos deparamos com substâncias tóxicas por todos os lados: pesticidas, solventes, herbicidas, aditivos, agrotóxicos, hormônios sintéticos... Toda esta carga tóxica vem através do ar, da água, dos medicamentos e de toda a alimentação que ingerimos. Não é de se espantar que o fígado fique sobrecarregado e que muitas vezes não dê conta do recado e, quando isso acontece, diversos processos metabólicos não funcionam em sua total capacidade. Isso já foi bem comentado, né? Um fígado sobrecarregado , toxinas se espalhando, musculatura endurecida, dores, rim sobrecarregado etc etc. Atenção ao ph e aos rótulos.
.
Excesso de toxinas no corpo significa também  risco aumentado de osteoporose, visto que algumas toxinas se acumulam nos ossos, competindo desta forma com o cálcio.

A doença do fígado geralmente é silenciosa. Então, o que podemos fazer para ajudar o fígado? Nos alimentos podemos ingerir alguns que agem fortalecendo o fígado e também evitar aqueles que o esgotam.
.
ALIMENTOS QUE ESGOTAM:
.
º Álcool em excesso: limite a ingestão para 1 a 2 taças de vinho por semana;
º Auto medicação: o excesso de medicamentos sem necessidade também prejudica o fígado;
º Gordura em excesso: evite principalmente a gordura de frituras e das carnes/aves.
.
ALIMENTOS QUE FORTALECEM:
.
º Alimentos orgânicos: como são isentos de pesticidas e outros tipos de agrotóxicos, não sobrecarregam o fígado;
º Verduras/ legumes amargos: jiló, chicória, escarola;
º Vegetais que possuem compostos organosulfurados: couve, couve flor, brócolis, couve de bruxelas;
º Chás amargos: dente de leão e principalmente folhas de alcachofra;
º Temperos: alho, cebola, alecrim e cúrcuma.
texto baseado no artigo em:
.http://alimentarium.blogspot.com/search/label/dicas




Pedra na Vesícula!
"Dizem" que tomar uma colher de sopa de vinagre de cidra, em meio copo de água, antes ou depois das refeições, faz desaparecer as queixas (as dores provocadas pela pedra na vesícula), em caso de crise, ou evita as crises, se o tratamento for feito no início dos sintomas.
Como "preventivo" basta fazer o tratamento: uma colher de sopa de vinagre em meio copo de água, em jejum, 2 ou 3 vezes por semana.

Um Tratamento Caseiro muito usado para ELIMINAR (expelir) as pedras da vesícula é:
(este tratamento chegou até aqui através dos comentários existentes no texto que esteve publicado anteriormente, com o mesmo título)

Tomar, em jejum, cerca de 150 ml de azeite puro (há quem designe "azeite de oliva" por "herança da terminologia espanhola). Deixar agir durante uma hora e depois tomar um purgante (que pode ser substituído pela colher de sopa de vinagre de cidra ou por um chá laxante). Nesse dia deve-se fazer dieta comendo refeições bem leves e SAUDÁVEIS. Diz quem já fez que se sente um pouco de fraqueza mas que se conseguem expelir todas as pedras da vesícula (que são bem verdinhas).
"AMIGAS MINHAS FICARAM MUITO GRATAS POR ESTE REMÉDIO.
EU NÃO TINHA NENHUM SINTOMA, MAS TOMEI ASSIM MESMO, PORQUE O AZEITE É BOM PARA DIMINUIR O COLESTEROL RUIM".

Há um tratamento semelhante que pode substituir este, para quem não consiga fazê-lo (eu não consigo engolir 15o ml de azeite):
Tomar uma colher de sopa de azeite, em jejum (eu só consigo tomar o azeite colocando-o na boca e mastigando um bocadinho de pão ou tosta). Espera-se 20 minutos e toma-se uma colher de sopa de vinagre de cidra com meio copo de água. Fazendo este tratamento durante vários dias também se conseguem eliminar as pedras da vesícula.

Quando as pedras são muito grandes deve-se começar por fazer um tratamento com chás.
Há várias plantas usadas em chás para os problemas de vesícula. Aqui ficam os nomes de algumas:
-- Folha de abacateiro (vesícula preguiçosa e pedra)
-- Boldo (ou Boldo do Chile) tratamento da vesícula em geral
-- Bardana (idem)
-- Chá de Lúcia Lima (ou Verbena), Lippia Citriodora, (idem)
-- Chá de agulhas de pinheiro (desfaz os cálculos biliares - pedra da vesícula)

Nota:
Quem tem problemas de vesícula deve evitar:
- o café;
- os frutos secos;
- as frutas com caroço, tais como pêssegos, mangas, etc.
- os fritos
- as gorduras- em geral todo o tipo de refeições consideradas "pesadas".

Nota: Há estudos que dizem que o cafe (a cafeína) não faz mal, muito pelo contrário: ajuda a tratar. Porém, o problema do café não é a cafeína mas a enorme quantidade de toxinas (mais de 3 mil) que contém e passa para o organismo. A cafeína pode ajudar a tratar, mas as toxinas prejudicam muito mais.
O papel das toxinas é fundamental como "catalisador" neste e noutros problemas.
Publicada por Biranta em 3/24/2009 05:31:00 PM http://socionatural.blogspot.com

Mais uma dica do livro da Sonia Hirsh
"No livro Healing with whole foods, de Paul Pitchford, Editora North Atlantic Books, há uma receita para limpeza de fígado e vesícula
a pessoa passa o dia comendo só maçãs, se possível ácidas, que amolecem as pedras; à noite bebe um copo cheio até a metade com sumo de limão e completado com azeite extravirgem de oliva, e deita imediatamente sobre o lado direito do corpo com a perna direita dobrada. Diz ele que faz expelir pedras e outros resíduos da vesícula ao amanhecer. Parece que é mais fácil beber a mistura de canudinho.

A compressa quente de gengibre sobre a região do fígado poderia ser bem útil, a médio e longo prazo, já que ativa a circulação e pode promover a melhora do funcionamento biliar.






Costuma-se dizer que os olhos são a janela da alma, e é bem verdade.

Sabia que os olhos necessitam de muita água para o seu bem-estar? Muita água natural ou filtrada para a sua proteção contra danos nas células causados pelos radicais livres, que podem causar glaucoma, degenerescência macular, cataratas e síndrome de olho seco.

Então a dica que deixo aqui para si (e que eu sigo diariamente) é tomar 16 pequenos copos de água: 1 copo a cada meia hora. É mais aconselhável beber a água desta maneira do que ingerir 1 litro de água de uma só vez. Assim, os rins têm tempo suficiente para filtrar a água pelo sistema linfático e limpar as toxinas dos tecidos delicados dos olhos.

Dietas ricas em peixe (sardinhas, salmão e cavalas, por exemplo) ricos em óleos Ómega 3 e Ómega 6; coma bastantes frutas frescas, nozes, sementes, feijões, e recomenda-se ainda uma dieta com baixo nível de açúcar e sal.

Se puder dispensar o café seria óptimo (eu já deixei de o tomar há bastante tempo e não sinto falta), álcool e bebidas descafeinadas.

As ervas Eufrásia, Arando e Ginko Biloba são excelentes para os olhos. E não me podia esquecer das cenouras e do betacaroteno, não me chamasse eu Coelho. Estas fazem parte da minha dieta diária.

Autor: José Coelho

Aproveitando para relaxar....


Sobre o que pode ter causado: a dra Clark, uma bichóloga importante que dizia que só temos dois problemas de saúde: toxinas e parasitas, afirmava que o centro das pedras da vesícula sempre tem resíduos biológicos, de vermes, protozoários ou bactérias que são envolvidos pelo material que forma as pedras como uma forma de neutralizá-los. Existem parasitas específicos do fígado, como as fascíolas hepáticas. - livro Sonia