O nosso corpo, segundo a medicina Chinesa e a Teoria do Relógio Cósmico, consiste em um microcosmo que reproduz as leis da natureza, quando se observa a circulação de energia pelos meridianos principais.
MAIS EM : http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com
A energia vital percorre todo o circuito dentro de um ritmo, horário que se inicia das:
3 às 5 horas da manhã no meridiano do pulmão,
5h às 7h – intestino grosso;
7h às 9h – estômago;
das 9h às 11h – baço-pâncreas;
das 11h às 13h – coração;
das 13h às 15h –intestino delgado;
das 15h às 17h – bexiga;
das 17h às 19h – rins;
das 19h às 21h –circulação-sexo;
das 21h às 23h – triplo aquecedor (sistema digestivo/respiratório/excretor);
das 23h à 1h– vesícula biliar;
da 1h às 3h – fígado.
Dessa forma, em 24 horas, cada um dos 12 meridianos principais tem um período de duas horas durante as quais sua atividade atinge o clímax (ou seja, está trabalhando no seu pico máximo de funcionamento).
Segundo a MC que em um tratamento, o horário próprio do meridiano é o mais indicado para a sedação da energia, que terá como resultado acalmar o órgão ou função.
Na prática, se quiséssemos tratar um doente com o máximo de êxito, seria preciso, na medida do possível, fazê-lo nas horas propícias de acordo com a patogenia. Cada caso é um caso mesmo que a doença tenha o mesmo "nome". Os sintomas e a energia falam muito mais claramente.Os chineses procuram observar a manifestação de depuração deste órgão.
Abaixo os horários de pico energético:
HORÁRIO ÓRGÃO AÇÃO PRINCIPAL
1h às 3h Fígado Produzir a bile.Eliminar substâncias nocivas.
3h às 5h Pulmão Fornecer oxigênio aos órgãos através do sangue
5h às 7h Int. grosso Reter a sobra dos alimentos que junto com a água forma as fezes.
7h às 9h Estômago Acumular os alimentos para que sofram a ação do suco gástrico.
9h às 11h Baço e pâncreas Relaciona-se com a circulação do sangue e com a produção de enzimas.
11h às 13h Coração Bombear sangue para todo o organismo.
13h às 15h Intestino delgado Os alimentos passam para a circulação linfática e sangüínea, sendo a seguir distribuído a todas as células do corpo.
15h às 17h Bexiga Receber e acumular a urina.
17h às 19h Rins Eliminar as impurezas existentes no sangue formando a urina.
19h às 21h Circulação Corresponde ao aparelho circulatório, artérias e veias que carregam sangue para todo o corpo.
21h às 23h Sistema digestivo Sistema Respiratório e SistemaExcretor Estes três sistemas estão interligados e são fundamentais para manter o ser humano saudável . Os alimentos são necessários para produzir energia para trabalhar e para os órgãos funcionarem.
O sangue leva a todos os órgãos e partes do corpo o alimento e o oxigênio, porém nesse processo tudo que é desnecessário deve ser eliminado do corpo pelo sistema excretor.
23h às 1h Vesícula biliar Acumular, armazenar e concentrar a bile.
Foi colocado, no centro do Horto, um corpo humano, com as figuras da página anterior, para que as pessoas conheçam melhor a localização destes órgãos dentro do seu próprio organismo. Buscou-se, a partir de resgate feito nas comunidades, visando a conhecer as plantas medicinais mais comuns e pesquisa em vários materiais bibliográficos, escolher as plantas para compor o Horto Medicinal, baseada na comprovação científica e com a identificação correta das espécies cultivadas. A seguir, descreve-se os órgãos do
corpo, as plantas cultivadas e seus nomes científicos e suas propriedades, respectivamente:
− Fígado – Alcachofra - Cynara scolymus – é depurativa, baixa o colesterol, atua no combate da diabetes, elimina o ácido úrico, é hepatoprotetora, diurética e digestiva.
Cardo mariano – Silybum marianum – Atua contra a cirrose hepática, alcoolismo, diurética, digestiva, depurativa e hepatoprotetora.
− Pulmão – Pulmonária – Stachys byzantina – Atua nos problemas respiratórios, asma, tosse, bronquite e garganta.
Violeta de jardim – Viola odorata – é expectorante, parA problemas respiratórios, tosse, asma.
− Intestino Grosso – Linhaça – Linum usitissimum – é refrescante intestinal, fundamental para quem sofre de prisão de ventre ou hemorróidas. Tansagem –
Plantago sp – antiinflamatório, cicatrizante, depurativa, a folha é antidiarreica.
− Estômago - Hortelã – Mentha sp – É digestiva, para problemas hepáticos, má digestão e vermífoga. Manjericão – Ocimum sp – digestiva, condimentar , conservante natural, anti-séptica, sudorífica, anti-reumática.
− Baço e pâncreas – Pariparoba – Piper dilatatum – depurativa, ativa o baço e o pâncreas, digestiva, antiinflamatória e cicatrizante.
Sete sangrias – Cuphea sp – ativa a circulação, depurativa, digestiva antitérmica.
− Coração – Alecrim - Rosmarinus officinalis – ativa a circulação, condimentar, conservante natural tônico da mente e do corpo, anti-séptica e digestiva.
Pfáfia –Pfafia glomerata – estimulante, ativa a circulação e a memória, usada para o mal de Parkinson, estrias, flacidez da pele, labirintite e artrose.
− Intestino delgado – Mil folhas – Achillea millefolium – analgésica, antitérmica, antiinflamatória, digestiva, diminui cólicas é cicatrizante.
Funcho – Foeniculun vulgare – digestiva, analgésica, antitérmica, diminui cólicas.
− Bexiga – Cavalinha – Equisetum sp – Rica em sais minerais, remineralizante, imunoestimulante, cicatrizante, para incontinência urinária, para problemas de próstata e osteoporose.
Malva – Malva parviflora – expectorante e laxativa, antiinflamatória, principalmente para boca garganta e ovários.
− Rins – Quebra-pedra - Phyllanthus nirure – analgésica, contra cálculos renais, usada em casos de hepatite. Carqueja – Baccharis sp – diurética, anti-séptica, antimicrobiana, digestiva, cicatrizante.
− Circulação – Alcanfor – Artemisia camphorata – analgésica, bactericida e anti-séptica
Arnica – Wedelia palludosa – ativa a circulação periférica, contusões, dores musculares.
− Sistema digestivo, respiratório e excretor – Sálvia – Salvia officinalis – digestiva, vermífuga, depurativa, anti-séptica, condimentar e analgésica.
Tomilho - Thymus vulgare - digestiva, condimentar, depurativa, anti-séptica.
− Vesícula biliar – Bardana – Arctium lappa – para cálculos biliares, depurativadiurética digestiva e cicatrizante.
Dente-de-leão – Taraxacum officinalis – comestível, rica em vitaminas, digestiva e depurativa.
Foi identificado um canteiro para o Sistema Epitelial, reunindo plantas potencialmente cicatrizantes: Confrei –
Symphytum officinale - cicatrizante, emoliente, antipsoríase.
Calêndula – Calendula officinalis – antialérgica, antiinflamatória, cicatrizante, anti-séptica, bactericida, antifúngica.
Babosa (Aloe vera, A.saponarea, A.arborescens), regenerador de tecidos, anticaspa, antiinflamatório, emoliente, umectante, cicatrizante e antiqueda de cabelo. Todas para uso externo.
http://www.emater.tche.br/site/br/arquivos/area/frentes/4/horto_medicinal.pdf
A Medicina Chinesa é MUITO antiga. Atualmente mais aceita aqui no Brasil.
Tive a oportunidade de conhecer a Acupuntura há 25 anos atras. Foi logo após uma anestesia peridural onde meu corpo demorou para voltar não quis mais aceitar medicamentos. Após essa anestesia vim a ter dores e friagem na perna e dificuldade para dormir. Nossa, a acupuntura era maravilhosa para mim. Naquela época completamente proibida tanto que cheguei no local do meu tratamento e todas as portas e janelas fechadas com madeira..sniff pois fiquei eu sem um tratamento que estava me fazendo tão bem.
Bom, esse é o início de uma longa história que me levou a conhecer tantas possibilidades alternativas de cura. Hoje "Graças" muitas estão liberadas.
Experimentando, estudando, questionando, obtendo respostas ...fui aprendendo.
Bom, voltando à Medicina Chinesa : uma Medicina bem complexa e dentre algumas de suas particularidades eles tem um conhecimento em que cada órgão tem um horário .
Colocando abaixo um trecho de uma reportagem que saiu no Globo Reporter.
O Portal de Notícias da Globo - No site http://g1.globo.com/globoreporter tem artigos e videos interessantíssimos
Medicina chinesa indica horário certo para tratar de cada órgão
Em hortos do Rio Grande do Sul, esse conhecimento foi adaptado ao uso dos chás e temperos mais populares nas mesas brasileiras.
GUACIRA MERLIN - Ilópolis (RS)
Uma farmácia natural se espalha pelos campos do Sul. O nordeste gaúcho é um lugar onde as cidades têm nomes bem diferentes: Ilópolis, Putinga, Anta Gorda. Original também foi a ideia que surgiu no local: combinar o poder das ervas medicinais com um tratamento de saúde criado há milhares de anos, do outro lado do mundo. É o relógio do corpo humano.
Segundo a medicina chinesa, há um horário para tratar cada parte do corpo humano. E o remédio que for tomado nesse período de tempo vai dar o melhor resultado. Um conhecimento que em um horto de Ilópolis foi adaptado ao uso dos chás e temperos mais populares nas mesas brasileiras.
As hortas gaúchas ganharam o formato de um relógio. Placas identificam cada um dos canteiros de acordo com o horário em que a erva deve ser consumida e com o órgão a ser tratado: alecrim para o estômago; cavalinha para a bexiga; pulmonária para a tosse.
"Nós adaptamos, dentro do relógio do corpo humano, as plantas medicinais, fazendo com que as pessoas possam buscar o entendimento de onde ficam seus órgãos e valorizando eles dentro do organismo, se beneficiando através das plantas", explica a técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Afaf Waermann.
O relógio recomenda tomar
De madrugada, chás para a vesícula, o fígado, o pulmão e o intestino grosso.
De manhã, o cuidado é com o estômago, o baço e o pâncreas.
Ao meio-dia, hora de tratar o coração.
Na parte da tarde, Intestino delgado, bexiga e rins
Para a noite, ficam circulação e os sistemas digestivo e respiratório.
São os horários em que, segundo a medicina chinesa, os órgãos estariam mais ativos e, por isso, a ação das ervas seria muito mais eficaz. Para seguir essas recomendações, às vezes é preciso até interromper o sono.
"Alcachofra é entre 1h e 3h. Essa é um planta importante para o controle do diabetes e do colesterol, muito usada na alimentação", ensina a técnica.
Quantos segredos em uma só bebida! O chá de alcachofra nem vai ao fogo.
"Nós usamos água fria. Quanto mais picamos a planta melhor. Procuramos sempre picar com as mãos, para que a nossa energia também passe para a planta. Nós deixamos a mistura em repouso por cerca de quatro a cinco horas. É sempre bom lembrar que se vai tomar esse chá em uma determinada hora, tem prepará-lo antes para que possa ir largando as suas propriedades", ensina Afaf.
Receitas da vovós que aos poucos ganham espaço novamente nas mesas e fogões a lenha dos moradores dessa região do Brasil. Até a Emater, companhia que orienta os agricultores, tem uma certeza: a sabedoria dos antigos ainda pode curar muitas doenças.
"No tempo dos nossos avós, as vovós usavam as ervas, usavam os chás e faziam tudo. Depois, foram largando. Então, estamos resgatando", conta a aposentada Inês Titon.
As senhoras do Clube de Mães de Ilópolis foram além: com as ervas cultivadas nos hortos, elas fazem diversos produtos, como travesseiros de alecrim – um alívio para dores de cabeça – e também cremes, xaropes e sabonetes.
"Muitas pessoas que se queixam de alergias usam nosso sabonete. É muito bom. É feito, principalmente, com calêndula, uma das principais ervas no combate à alergia", explica Inês.
O relógio do corpo humano atraiu também o interesse de profissionais da saúde. Como o consumo das ervas aumentou, os médicos começaram a estudar e a receitar as plantas. Assim, os produtos da terra são usados sempre com orientação especializada.
"Às vezes, a pessoa usa a erva de forma errada. Usa por um período muito prolongado, o que não é indicado; ou usa uma erva que não pode ser usada. Gestantes, por exemplo, usam alguns chás que podem induzir a um trabalho de parto prematuro. É tudo muito bem calculado, muito bem orientado", diz a médica Aline Benvenutti.
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/t/receitas/v/aposentada-colhe-remedios-na-horta-do-quintal/1829070/
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/receita-de-vinagre-de-maca/878583/
Dica para uso do sal para quem tem tem pressão alta.
Para ajudar, sal temperado com ervas. "Ele tem um gosto mais temperado. A
O sal light, que tem menos iodo na fórmula, é misturado com alho, sálvia, cebolinha, tomilho e salsa.
"A salsa, principalmente, afina o sangue. Então, a chance de um entupimento tanto das veias do coração quanto das veias da cabeça vai reduzir bastante. O alho também é um importante antioxidante. Ele ajuda a prevenir a formar aquelas placas de gordura nas veias e ajuda a baixar o colesterol ruim, aquele que entope as veias.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
15/02/2011 - Homeopatia medicina do século XXI
(Totalmente comprovada cientificamente, a homeopatia pode contribuir em muito para o alívio e cura de diversos males inclusive em pacientes hospitalizados e até em UTI)
O Brasil é um país emergente e sua medicina tende também a evoluir e despontar mundialmente. Se dermos uma olhadela na história da humanidade, vamos perceber que todo o movimento de progresso em direção ao bem comum, foi precedido de muita luta e oposição, e não foi diferente com a conquista da liberdade e da democracia.
Giordano Bruno - 1548-1600, teólogo e astrônomo, foi queimado na fogueira da inquisição romana, por ser contra a teoria geocêntrica (de que a Terra seria o centro do Universo) e por enunciar a infinitude do universo.
Os automóveis concebidos para emissão zero, já estão projetados há décadas, mas só agora quando o planeta começa a se tornar insuportável é que eles iniciam sua possibilidade de entrada nas linhas de montagem.
A agricultura nos EUA, desde 1956 é realizada de modo sustentável, lá o agricultor só é autorizado a plantar a cultura, (tipo de plantação) adequada ao tipo de solo, clima, altitude e etc., com enorme economia de insumos, (adubos, agrotóxicos, etc.) e maior qualidade do alimento produzido. Ao tentar implantar este mesmo sistema no Paraná, há 20 anos o então Superintende da Embrapa, teve seu cargo sumariamente dissolvido, sabidamente por influência de multinacional produtora de agrotóxicos, medicamentos veterinários e também para seres humanos, com objetivo de proteger seus enormes lucros no Brasil, deixando de lado algo muito importante: a nossa saúde.
Nosso país é líder em câncer da glândula supra-renal em crianças, entre outras graves enfermidades, pelo uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos, muitos deles já banidos na maioria dos países.
A trajetória da medicina homeopática, esse maravilhoso legado deixado pelo genial médico alemão Samuel Hahnemann, não tem sido diferente. A homeopatia foi desenvolvida há 200 anos, e tem sido combatida por todo este tempo. Constantine Hering médico alemão, que viveu entre 1800 e 1880, foi incumbido de trabalhar para acabar com a homeopatia, sofria de uma úlcera, até então incurável pela medicina da época, que foi curada pelo tratamento homeopático, C. Hering mudou de rumo e tornou-se um dos maiores homeopatas até o momento.
Quem agride a homeopatia, o faz por ignorá-la, ou por motivos não tão nobres, como por exemplo, a manutenção inescrupulosa de seus lucros.
Um grande “efeito colateral” da homeopatia é o de causar muita saúde no paciente, diminuindo francamente a necessidade do uso de antibióticos, antiinflamatórios, anti-hipertensivos e outros “anti” que a medicina alopática utiliza. Os pacientes tratados com a homeopatia clássica, tem em média menor incidência de câncer, e de outras enfermidades graves, poupando-se inúmeras vidas, além de grande economia gerada.
São vendidos no Brasil 8 bilhões de dólares anuais de agrotóxicos (J. Le Monde), e mais de 19 bilhões de dólares em medicamentos. Somente uma das inúmeras multinacionais do ramo, vende 100 bilhões de dólares anuais em medicamentos no mundo.
A homeopatia é reconhecida como especialidade médica no Brasil, e exatamente por isto vem se desenvolvendo, chegando até a exportar essa tecnologia. No Brasil e em vários países a homeopatia está nas universidades e é bastante comprovada cientificamente. Existem inúmeros trabalhos rigorosamente científicos mostrando a potente ação da homeopatia. Trabalhos em laboratório, controlados e realizados dentro de metodologia usual e atual, demonstraram a grande eficácia da homeopatia no controle do câncer, HIV, e diversas outras moléstias (Os médicos homeopatas associam a homeopatia ao tratamento convencional contra câncer, aumentando em muito os índices de remissão deste mal). A homeopatia é bastante útil como já comprovamos, associada á alopatia, em hospitais e em UTI, em pacientes graves, aumentado em até 30 por cento a alta melhorada.
Estudos de pesquisa no Brasil, com as células de defesa chamadas macrófagos, demonstraram por microfotografia e microfilmagem eletrônicas que seu tamanho e ação foram muito aumentados pelo tratamento com homeopatia. Esses trabalhos científicos foram publicados em revistas técnicas indexadas, e usados em defesa da homeopatia internacionalmente.
Para que um medicamento homeopático entre para o rol de medicamentos ou para o repertório homeopático, ele é antes experimentado de modo extremamente cuidadoso, dentro de regras, e leis de confiabilidade estatística, através de método duplo-cego e etc.
A homeopatia é pujante em alguns países como por exemplo, a Inglaterra,onde existem hospitais homeopáticos, e reis, rainhas e príncipes são por ela tratados, sendo que é de lá que tem surgido ferrenho combate contra este modo de curar. Existem vídeos na internet, muito bem editados, falados em inglês britânico, feitos com único propósito de ridicularizar esta nobre arte médica. Foi também na Grã-Bretanha que ocorreu uma ação localizada no parlamento, atacando a homeopatia. Em sequência, a partir deste ato, surge esta atual agressão á homeopatia através dos ditos “céticos” com pouca representatividade, mas com uma repercussão na mídia desproporcional a sua importância.
Vulgarizar a homeopatia é outra maneira de destruí-la, e é o que vem fazendo a Universidade de Viçosa em Minas Gerais, que a despeito de processos judiciais até agora infrutíferos, vem oferecendo vergonhosamente a medicina homeopática para o ensino de leigos, o que trará além da desmoralização da homeopatia, incontáveis danos para a população, pois o medicamento homeopático não é em nada inócuo, mas extremamente potente e se indicado de forma equivocada e continuada, é causador de danos potencialmente graves.
Assim como o são as pirâmides do Egito, a homeopatia hahnemaniana é uma ciência muito bem construída, que perpassará os tempos, resistirá e continuará a florescer. As perdas conseqüentes de seu combate inescrupuloso serão para o presente, para o homem atual, que perderá em muito, em saúde física, psicológica, social e inclusive anímica por sua carência.
A grande passeata a ser realizada deveria ser a dos milhões de pessoas já curadas e aliviadas por esta linda medicina, em prol de seu maior crescimento e universalização.
Artigo escrito pelo médico homepata Jorge Ricardo dos Santos, CRM-PR n.º6785
Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:
As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.
O Brasil é um país emergente e sua medicina tende também a evoluir e despontar mundialmente. Se dermos uma olhadela na história da humanidade, vamos perceber que todo o movimento de progresso em direção ao bem comum, foi precedido de muita luta e oposição, e não foi diferente com a conquista da liberdade e da democracia.
Giordano Bruno - 1548-1600, teólogo e astrônomo, foi queimado na fogueira da inquisição romana, por ser contra a teoria geocêntrica (de que a Terra seria o centro do Universo) e por enunciar a infinitude do universo.
Os automóveis concebidos para emissão zero, já estão projetados há décadas, mas só agora quando o planeta começa a se tornar insuportável é que eles iniciam sua possibilidade de entrada nas linhas de montagem.
A agricultura nos EUA, desde 1956 é realizada de modo sustentável, lá o agricultor só é autorizado a plantar a cultura, (tipo de plantação) adequada ao tipo de solo, clima, altitude e etc., com enorme economia de insumos, (adubos, agrotóxicos, etc.) e maior qualidade do alimento produzido. Ao tentar implantar este mesmo sistema no Paraná, há 20 anos o então Superintende da Embrapa, teve seu cargo sumariamente dissolvido, sabidamente por influência de multinacional produtora de agrotóxicos, medicamentos veterinários e também para seres humanos, com objetivo de proteger seus enormes lucros no Brasil, deixando de lado algo muito importante: a nossa saúde.
Nosso país é líder em câncer da glândula supra-renal em crianças, entre outras graves enfermidades, pelo uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos, muitos deles já banidos na maioria dos países.
A trajetória da medicina homeopática, esse maravilhoso legado deixado pelo genial médico alemão Samuel Hahnemann, não tem sido diferente. A homeopatia foi desenvolvida há 200 anos, e tem sido combatida por todo este tempo. Constantine Hering médico alemão, que viveu entre 1800 e 1880, foi incumbido de trabalhar para acabar com a homeopatia, sofria de uma úlcera, até então incurável pela medicina da época, que foi curada pelo tratamento homeopático, C. Hering mudou de rumo e tornou-se um dos maiores homeopatas até o momento.
Quem agride a homeopatia, o faz por ignorá-la, ou por motivos não tão nobres, como por exemplo, a manutenção inescrupulosa de seus lucros.
Um grande “efeito colateral” da homeopatia é o de causar muita saúde no paciente, diminuindo francamente a necessidade do uso de antibióticos, antiinflamatórios, anti-hipertensivos e outros “anti” que a medicina alopática utiliza. Os pacientes tratados com a homeopatia clássica, tem em média menor incidência de câncer, e de outras enfermidades graves, poupando-se inúmeras vidas, além de grande economia gerada.
São vendidos no Brasil 8 bilhões de dólares anuais de agrotóxicos (J. Le Monde), e mais de 19 bilhões de dólares em medicamentos. Somente uma das inúmeras multinacionais do ramo, vende 100 bilhões de dólares anuais em medicamentos no mundo.
A homeopatia é reconhecida como especialidade médica no Brasil, e exatamente por isto vem se desenvolvendo, chegando até a exportar essa tecnologia. No Brasil e em vários países a homeopatia está nas universidades e é bastante comprovada cientificamente. Existem inúmeros trabalhos rigorosamente científicos mostrando a potente ação da homeopatia. Trabalhos em laboratório, controlados e realizados dentro de metodologia usual e atual, demonstraram a grande eficácia da homeopatia no controle do câncer, HIV, e diversas outras moléstias (Os médicos homeopatas associam a homeopatia ao tratamento convencional contra câncer, aumentando em muito os índices de remissão deste mal). A homeopatia é bastante útil como já comprovamos, associada á alopatia, em hospitais e em UTI, em pacientes graves, aumentado em até 30 por cento a alta melhorada.
Estudos de pesquisa no Brasil, com as células de defesa chamadas macrófagos, demonstraram por microfotografia e microfilmagem eletrônicas que seu tamanho e ação foram muito aumentados pelo tratamento com homeopatia. Esses trabalhos científicos foram publicados em revistas técnicas indexadas, e usados em defesa da homeopatia internacionalmente.
Para que um medicamento homeopático entre para o rol de medicamentos ou para o repertório homeopático, ele é antes experimentado de modo extremamente cuidadoso, dentro de regras, e leis de confiabilidade estatística, através de método duplo-cego e etc.
A homeopatia é pujante em alguns países como por exemplo, a Inglaterra,onde existem hospitais homeopáticos, e reis, rainhas e príncipes são por ela tratados, sendo que é de lá que tem surgido ferrenho combate contra este modo de curar. Existem vídeos na internet, muito bem editados, falados em inglês britânico, feitos com único propósito de ridicularizar esta nobre arte médica. Foi também na Grã-Bretanha que ocorreu uma ação localizada no parlamento, atacando a homeopatia. Em sequência, a partir deste ato, surge esta atual agressão á homeopatia através dos ditos “céticos” com pouca representatividade, mas com uma repercussão na mídia desproporcional a sua importância.
Vulgarizar a homeopatia é outra maneira de destruí-la, e é o que vem fazendo a Universidade de Viçosa em Minas Gerais, que a despeito de processos judiciais até agora infrutíferos, vem oferecendo vergonhosamente a medicina homeopática para o ensino de leigos, o que trará além da desmoralização da homeopatia, incontáveis danos para a população, pois o medicamento homeopático não é em nada inócuo, mas extremamente potente e se indicado de forma equivocada e continuada, é causador de danos potencialmente graves.
Assim como o são as pirâmides do Egito, a homeopatia hahnemaniana é uma ciência muito bem construída, que perpassará os tempos, resistirá e continuará a florescer. As perdas conseqüentes de seu combate inescrupuloso serão para o presente, para o homem atual, que perderá em muito, em saúde física, psicológica, social e inclusive anímica por sua carência.
A grande passeata a ser realizada deveria ser a dos milhões de pessoas já curadas e aliviadas por esta linda medicina, em prol de seu maior crescimento e universalização.
Artigo escrito pelo médico homepata Jorge Ricardo dos Santos, CRM-PR n.º6785
Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:
As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.