É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir

É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir
Informações: helofontoura@hotmail.com

sábado, 19 de junho de 2010

32 - Conhecendo nosso sangue e Como ver um exame de sangue

Medicina - Conhecendo o Sangue
Série Vermelha - Eritrócitos, hemoglobina e hamatócrito
Série Branca - Leucócitos, mielocitos, metamielocitos, bastonetes, segmentados, neutrofilos, eosinofilos, basofilos, linfocitos e monicitos.
Plaquetas

•Os eritócitos são os famosos glóbulos vermelhos, que carregam um pigmento, a hemoglobina. Níveis mais baixos dessas células indicam anemia. As taxas normais são: em homens de 4,3 até 5,7 milhões por ml cúbico. Mulheres de 3,9 até 5,0 milhões por ml cúbico.
•Hemoglobina - Mais que colorir o sangue, ela é responsável por transportar o oxigênio. Quantidades abaixo do normal também sugerem anemia. Taxas normais - Homens de 12 até 15,5 gramas por decilitro. Mulheres de 13,5 até 17,5 gramas por decilitro.
•Hematócrito - É o percentual de glóbulos vermelhos em certa quantidade de plasma, a parte líquida do sangue. Valores baixos são sinais de anemia.
•Leucócitos - São os glóbulos brancos, as células de defesa do organismo. Seu excesso quer dizer que estamos lutando contra alguma infecção. Já um número pequeno dessas células indica imunodepressão, quando o corpo não é capaz de se defender de vírus, bactérias e outros bichos, como no caso da AIDS. Mas nem todo o imunodeprimido tem essa doença.
•Mielócitos-Metamielócitos- Bastonetes-Segmetados - São células de defesa muito jovens, que ainda não estão amadurecidas. Há grande número delas quando o organismo está tentando se livrar de uma infecção repentina. A medula fabricante dos elementos do sangue, tenta colocar a maior quantidade possível de células de defesa na circulação. O excesso de células jovens também pode sugerir um tipo de leucemia.
•Neutrófilos - Eles nos livram das agressões provocadas pelas bactérias, graças a enzimas capazes de matá-las. Se há neutrófilo de sobra, é sinal de que o corpo precisou se defender de alguma infecção bacteriana nos dias anteriores. Mas, se é infecção por vírus, as taxas tendem a baixar.
•Eosinófilos - Eles são os grandes defensores contra os vermes. Portanto, seus níveis aumentam se estamos com verminoses. Em algumas infecções por outros bichos, porém, sua quantidade pode cair muito..
•Basófilos - Não se sabe direito o papel dessas células. Mas, muitos deles no sangue é sinal de leucemia.
•Linfócitos - Comparáveis a generais do nosso exército de defesa, eles se dividem em 2 grupos. Os do tipo T percebem a presença de micróbios. Já os linfócitos B são encarregados de produzir anti-corpos, moléculas que atacam os invasores. O excesso de linfócitos pode sinalizar infecções virais. Já níveis muito baixos desse tipo de célula acusam uma imunosupressão, quando as defesas estão enfraquecidas.
•Monócitos - Eles tem esse nome no sangue e outros tecidos, como a mucosa da boca, são chamados de macrófagos. Ali destroem micróbios que tentam entrar no organismo. E agem como garis limpando o corpo de micróbios derrotados e células mortas.
•Plaquetas - Elas ajudam a estancar o sangue quando há rompimento de vaso sanguíneo. As plaquetas formam uma espécie de tampão. Só depois é ativada a coagulação que fecha o corte definitivamente.Shvoong Home>Ciência>Bioquímica>Resumo de Medicina - Conhecendo o Sangue


O hemograma é um exame que analisa as variações quantitativas e morfológicas dos elementos figurados do sangue. Os médicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos. Hoje em dia este exame envolve muita tecnologia e decifra-lo pode ser muito interessante!
———————–SÉRIE VERMELHA———————


Geralmente a primeira parte do Hemograma é a série vermelha (Eritrograma) onde são avaliados os números de hemácias e a concentração de hemoglobina. Geralmente, encontram-se os seguintes itens no exame:

HEMÁCIAS: São os glóbulos vermelhos, os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade (todo laborátorio coloca os valores de referência no próprio resultado de exame). Valores baixos de hemácias podem indicar um caso de anemia normocítica (aquela que as hemácias tem tamanho normal, mas existe pouca produção dessas células), valores altos são chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia (oposto da amenia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação).


HEMOGLOBINA é uma proteína presente nas hemácias. É um pigmento que dá a cor vermelha ao sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos.


HEMATÓCRITO é a porcentagem da massa de hemácia em relação ao volume sanguíneo. Valores baixos podem indicar uma provável anemia e um valor alto também pode ser um caso de policitemia.


VCM (Volume Corpuscular Médio): Ajuda na observação do tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia. No exame pode vir escrito: microcíticas (indica hemácias muito pequenas), macrocíticas (hemácias grandes). Todas essas alterações indicam que algo está errado.


HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): é o peso da hemoglobina dentro das hemácias. Também ajudam a decifrar casos diferentes de anemias.


CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Pode vir escrito: hipocrômica (pouco hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal).


———————–SÉRIE BRANCA———————


A segunda parte do hemograma é a série branca (leucograma) é constituída pelos glóbulos brancos. Nesta parte, acontece a avaliação do número de leucócitos, além disso, é feita a diferenciação celular.
LEUCÓCITOS: É o valor total dos leucócitos no sangue. Valores altos, é chamado leucocitose e assinala, principalmente, uma infecção. Claro, mas também pode indicar outras doenças. Quando essa contagem dá mais baixa que o normal (leucopenia) indica depressão da medula óssea, resultado de infecções virais ou de reações tóxicas. Os leucócitos são diferenciados em cinco tipos no hemograma. Seus valores colaboram para esclarecer e diagnosticar doenças infecciosas e hematológicas.


Basófilos: Em um indivíduo normal, só é encontrado até 1%, além desse valor indica processos alérgicos.
Eosinófilos: Seu número além do normal, indica casos de processos alérgicos ou parasitoses.
Neutrófilos: É a célula mais encontrada em adultos. Seu aumento pode indicar infecção bacteriana, mas pode estar aumentada em infecção viral.
Linfócitos: É a célula predominante nas crianças. Em adultos, seu aumento pode ser indício de infecção viral ou, mais raramente, leucemia.
Monócitos: Quando estão aumentados indica infecções virais. Os valores são alterados também, após quimioterapia.


CONTAGEM DE PLAQUETAS: As plaquetas são componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsáveis pela coagulação do nosso sangue. É por isso que a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.http://diariodebiologia.com/2009/06/como-interpretar-um-exame-de-hemograma-completo/

Termos utilizados
Leucocitose: aumento no número total de leucócitos.
Leucopenia: diminuição do número total de leucócitos.
Eritrocitose ou policitemia: aumento do número de hemácias no sangue.
Eritroblastemia: diminuição do número dos precursores das hemácias.
Trombocitopenia: diminuição do número normal de plaquetas.
Bicitopenia: diminuição em número de duas populações celulares.
Pancitopenia: diminuição em número das três populações celulares.
Desvio à esquerda: aumento do número de bastões acima de 5/mm³, ou presença de formas mais imaturas como mielócitos e metamielócitos.
Linfocitose: aumento do número de linfócitos.
Linfopenia: diminuição do número de linfócitos.
Neutrofilia: aumento do número de neutrófilos.
Neutropenia: diminuição do número de neutrófilos.
Eosinofilia: aumento do número de eosinófilos.
Monocitose: aumento do número de monócitos.
Basofilia: aumento do número de basófilos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemograma Nesse endereço vc. encontra uma explicação mais ampla.