É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir

É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir
Informações: helofontoura@hotmail.com

sábado, 19 de junho de 2010

1 a - Agradecendo sua visita - 2024



Desejando TUDO de BOM !!!

Na LUZ do AMOR e da PAZ Helô

19 995224433 



AMOR POR TODOS QUE CHEGARAM AQUI - NADA É POR ACASO

Esse blog é um blog parceiro do blog http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/



O ser humano é Único e seu corpo, de funcionamento muito complexo, necessita estar com seu sistema imunológico e com todos os demais sistemas (que trabalham interligados) equilibrados, com energia e exercendo suas funções de forma correta.

Quando um sistema não está conseguindo realizar suas funções adequadamente sobrecarrega os demais e pequenos sinais vão se tornando uma doença crônica.

A limpeza do sangue promove mudanças de hábitos que fortalecem o corpo onde vivemos e na sequência ou simultaneamente mudanças de padrão de pensamentos e crenças acontecem. 

             GFU - Aparelho Portátil de Eletroterapia  
 Equilibrando e  Revitalizando para ser usado em casa e por Terapeutas.



 Nosso sistema imunológico se encontra enfraquecido abrindo com isto o caminho para infecções diversas por bactérias, parasitas, fungos e vírus que causam diversas doenças. 

Doenças como o câncer acontecem porque células mal oxigenadas têm forte tendência à mutação.

Para Pagamento via cartão de crédito envie o seu pedido com o CEP do destinatário e solicite o link pelo 19 995224433 ou pelo e mail  helofontoura@hotmail.com 

Pagamento por PIX ou Depósito Bancário envie o seu pedido com o CEP do destinatário pelo 19 995224433 ou pelo e mail  helofontoura@hotmail.com 

Dúvidas pelo 19 992747579 com Helô Fontoura.

____________________________





Como aplicar o Gerador de Frequência GFU

COMO USAR O GFU

-Ligar o aparelho e segurar os eletrodos (peças de cobre), um em cada mão por 10 minutos. 

-Desliga o aparelho por 20 minutos. Nesses 20 minutos você pode fazer outras coisas.
ESSE TEMPO ENTRE UMA APLICAÇÃO É INDICADO PARA QUE O CORPO FAÇA A SUA LIMPEZA.
-Faz novamente 10 minutos e novamente desliga o aparelho por 20 minutos.

-E mais uma vez ( terceira vez)  Faz novamente 10 minutos.


* Beba bastante água durante e após a aplicação.

O tomar água vai colaborar no processo de limpeza do corpo. 

Os mecanismos de limpeza do corpo realizam essa limpeza  de forma natural pela urina, fezes e ou suor, por exemplo.

* Evite aproximar os eletrodos, não cruzar braços e pernas e fazer as aplicações a pelo menos 1.5 metros de distância de aparelhos eletrônicos, celulares etc. Próximo a a aparelhos de pilha, tudo bem. 

O uso da Eletroterapia não é recomendada para os usuários de marca-passos. (não foram feitos testes) SAÚDE É ESTAR FELIZ 

Essa é nossa proposta ! Por esse motivo...por acreditar e ver os resultados é que sempre estamos atualizando os blogs com dicas e conhecimentos.

  O ser humano não veio para adquirir doenças. Veio para viver e ser FELIZ 


Oxigenando as células, diminuindo as toxinas e alcalinizando o seu sangue, você estará colaborando e MUITO com a sua Saúde e Felicidade.- Esse é "um dos" muitos objetivos do  Gerador de Frequência Única.


Todos seguimos um caminho. Hoje após esses 30 anos compreendo o caminho que se abriu para mim no RE conhecimento, no RE encontro do que aparece hoje como atual mas que vem de muitos e muitos anos.
Todas as curas que tive a oportunidade e felicidade de acompanhar tiveram um caminho comum: "Mudanças" 
 - A limpeza do sangue promove mudanças de hábitos que fortalecem o corpo onde vivemos e na sequência ou simultaneamente promove mudanças de padrão de pensamentos e crenças.
Tive a oportunidade de conhecer o que ficou denominado como " Metafísica da Saúde" quando tinha 25 anos, estou hoje com 59. É um trabalho bonito onde a visão do SER como um TODO e ÚNICO acontece.

Colocando no blog os vídeos da Louise Hay, trabalho muito lindo do Cepua (nome que aparece no You Tube). 
A presença dela falando passa uma vibração forte e facilita muito a compreensão de muita coisa aqui colocada neste blog.
Talvez o relembrar - assistindo os vídeos - de muitas coisas que vi, vivenciei, presenciei é o que me trouxe aqui para escrever esse texto.
O entendimento claro do trabalho que realizo na divulgação da Eletroterapia que promove uma força para as mudanças e o porque esse pequeno aparelho faz o que faz.

No fortalecimento do corpo as mudanças acontecem com a força de cura que temos dentro de nós. As portas se abrem e fortes trabalhamos com facilidade as crenças que nos levaram a adoecer.
Promovemos "as mudanças" , entendemos o verdadeiro valor da Saúde e passamos a compartilhar nosso aprendizado.

Os vídeos estão no tópico: COMPREENDENDO um pouco sobre POSSÍVEIS CAUSAS das Doenças.
Desejando Tudo de BOM na LUZ do AMOR e da PAZ
Que nesse período de reflexão, onde estamos mais conscientes, que o perdão se faça em nós por nós.

Que  possamos nessa nova oportunidade de LUZ ... sermos. Sermos e vivermos aquilo de BOM que foi preparado para nós nessa vida.

QUE O REVIVER DA ALEGRIA DA FÉ INABALÁVEL ACONTEÇA EM TODOS NÓS, em TODOS OS CORAÇÕES e que vivamos um novo tempo de AMOR, LUZ E PAZ

Com carinho
LUZ e PAZ
Helô
                 PREVINA-SE - Volte a ter Saúde - O nosso corpo é PERFEITO dê a ele a oportunidade de cumprir suas funções.
USE O GERADOR DE FREQUÊNCIA  ÚNICA
Acredite SEMPRE!

Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:

As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.

CONSULTA - ATENDIMENTO - Como Obter Saúde - Terapia Integrada -



 Todo ser é ÚNICO e deve ser tratado dessa forma. A mesma patogenia tem causas completamente diferentes de uma pessoa para outra.

Analises realizadas nas consultas: a patogenia, o ser como um todo, o local que habita, energias intrusas, suas emoções, crenças, memórias, entre outras.

Eu acredito que todas as patogenias e sintomas tem uma causa que está desequilibrando a pessoa como um TODO e o tratamento é baseado no focar nas causas e no indicar a solução.

Explicação das consultas que realizo estão no link abaixo:
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/2011/03/x_23.html

Fico a disposição desejando TUDO de BOM na LUZ do AMOR e da PAZ
Helô

........................................................................

Por que focar nas causas ? Quando temos contato com essas energias intrusas, ionizantes e desequilibradoras passamos a nos sentir mal com sensações de angústia, ansiedade, depressão, cansaço/fadiga, insônia, sensação de que o sono noturno não foi suficiente (continua sentindo cansaço e dores esporádicas), dores nas pernas, stress, dores de cabeça, dores no corpo, perda parcial de memória, desequilíbrio hormonal, alteração do fluxo de cálcio, sensação de peso sobre os ombros, dormência e ou formigamento entre tantas outras.

Um corpo desvitalizado e com frequência negativa atrai no seu dia a dia frequências semelhantes. Atualmente mais divulgado como LEI DA ATRAÇÃO.  

Percebemos isso em várias pessoas pela multiplicidade de energias com as quais ESTÃO CONVIVENDO.


Um corpo enfraquecido não tem condições de lidar com situações onde precisa de força e energia. A experiência nos mostra que quando a doença já se instalou vamos inconscientizar mais ainda as emoções por falta de energia vital para lidar com as mesmas.

Com o fortalecimento do corpo físico, com o se cuidar, com a conscientização da importância dos alimentos, água etc. passamos a ter uma consciência do todo (fazemos parte dele) e aos poucos as situações inconscientizadas voltam sem dor, em sonhos, lembranças e vamos nos percebendo. 

A Doença como um Caminho.

A Integração do SER como um todo na cura física, emocional, mental e espiritual entramos no " MENS SANA CORPORE SANO" e na auto ajuda sem dependência, pois aprendemos a conhecer nosso corpo e a cuidarmos de nós com o carinho que merecemos. 

TER SAÚDE É SER FELIZ

O ser Humano como todos ser vivo é ao mesmo tempo simples  e complexo. Simples porque para uma boa sobrevivência precisa de muito pouco e complexo porque seus sistemas são de um funcionamento maravilhosamente interligado e complexo.

Cada ser como ser único, tem em si um sistema perfeito que o rege, regulariza, protege e se refaz diariamente quando em equilíbrio.




-  Lembrar SEMPRE: NOSSO CORPO É PERFEITO. Se ele está doente é porque não está "conseguindo" realizar suas funções. Está precisando de uma ajuda. Por esse motivo estou aqui compartilhando e realizando esse blog no maior amor. Tive e estou tendo muitas oportunidades de ver resultados maravilhosos.



Esse excesso de  eletricidade provém de vários fatores:

  -Toxinas causados por micro organismos, toxinas de metais pesados e químicas provenientes da alimentação - alimentos  contaminados e com químicas para aumentar sua durabilidade, (químicas, conservantes, corantes, adição de produtos transgênico como, por exemplo, soja e milho ), de produtos que usamos no corpo, material de limpeza, da água que bebemos e que usamos para fazer nossa alimentação,  entre tantos outros (essas são retiradas pelo GFU).


- Toxinas adquiridas pelo meio externo: 
Ex:antenas, transformadores, energias telúricas, celular, poluição do ar - estressam nossas células e diminuem a oxigenação celular que é tão importante para o perfeito funcionamento da nossas células, Com o uso do GFU - oxigenando seu plasma, células e órgãos - consegue-se uma reversão rápida das doenças.

Toxinas adquiridas pelo Modo de  Vida e por Energias Intrusas:
 - Toxinas adquiridas pelo estresse, pela insônia, depressão, emoções, pensamentos - (os sintomas considerados emocionais são causados pela acidez sanguínea e bactérias.) 
Já comprovado, por exemplo, que uma pessoa com problemas de fígado tem sentimentos de raiva sem ter consciência do motivo.

A esses sentimentos que não são gostosos dou o nome de energias intrusas (energias que nos afetam mas são intrusas,elas não fazem parte de nossa essência e podemos retirá-las). 
Pensamentos repetitivos, pensamentos negativos, sentimentos negativos sem explicação aparente, cansaço físico, emocional ou mental, brigas, discussões, ambiente energeticamente poluído ... Usando o GFU e aumentando a vibração do corpo e da mente a melhora é rapidamente percebida.




Um corpo com seu sistema imunológico enfraquecido interfere em todo o seu perfeito funcionamento.Quando um sistema não está funcionando em equilíbrio, ele afeta todos os outros - estão todos interligados).

Sistema imunológico enfraquecido + sangue ácido + micro organismos patogênicos = doenças

Parasitas + fungos + vírus + bactéria = mais toxinas no sangue = mais acidose = menos oxigênio = doenças degenerativas

Química, em determinado órgão = parasitas se dirigindo a esse órgão = doença do órgão. Exemplo pâncreas -  álcool propílico = Diabete

NOSSO CORPO PARA SE CURAR/EQUILIBRAR necessita de estar com seu sangue limpo, oxigenado e com os sais minerais OK. 

Recebendo o mínimo de energias intrusas e externas pelo ar, poluições diversas, químicas e toxinas pela alimentação - produtos de limpeza, produtos usados no corpo, entre outros.

Um corpo para se manter saudável precisa de energia vital. 

Atualmente muitas são as energias que intoxicam nosso corpo e nosso sangue.

helofontoura@hotmail.com

Porque adoecemos - Alimentação

Porque ficamos com doenças crônicas, Câncer, Aids, Diabetes, Fibromialgia, sintomas emocionais ...



 ________________________________________________


Na área da saúde no foco deste blog temos estudos e comprovações sobre a Eletroterapia na Saúde - comprovações científicas que por interesses contrários se perdem e se tornam proibidas de serem divulgadas, sobrando a nós apenas os livros.

SERÁ QUE TUDO QUE LEMOS É VERDADEIRO ?

 Ainda na área da saúde reposição de minerais, nutrientes básicos e naturais provenientes de estudos tradicionais (tradição – vem dos índios,por exemplo)  usados há milhares de anos com sucesso e sem efeitos colaterais hoje são colocados como obsoletos e trocados pela química. 

A maravilhosa Medicina Chinesa, a Homeopatia, a reposição de sais minerais de forma natural entre tantas opções. Nada contra os remédios, apenas acredito que a química deveria ser a última opção. 

Creio que fica aqui uma reflexão. 

A percepção da incoerência e o coerente ser pouco divulgado. 

Fica o sentir onde se torna comum o pensamento:

 Não tem muito que fazer – Vivemos num sistema que nos força pela correria a comer alimentos processados, respira essa poluição, conviver com a eletromagnética com tantas antenas, beber água com cloro e flúor (existem pesquisas bem desfavoráveis sobre o flúor como um entorpecente do ser e sobre o cloro ).

Parece muito difícil, é muita mudança, é muita sensação de impotência então vamos cada vez mais nos preenchendo de fazer e fazer para não pensarmos muito sobre.

Para aqueles que trabalham com a Eletroterapia, com a Radiestesia, Radiônica, Terapias Holísticas tem a vivência de serem procurados apenas quando a pessoa está MUITO adoentada com mais demora na sua recuperação. 

Uma pena, pois essas Medicinas são preventivas. 

No caso da Eletroterapia, por exemplo, ela recupera o sistema imunológico, provê a oxigenação celular e retira os metais pesados do corpo. 

Com  a Eletroterapia, com a reposição de minerais e nutrientes, com o bom funcionamento dos órgãos e sistemas, um pH em equilíbrio fica muito mais fácil o mantermos nossa saúde nesse mundo moderno

Estamos nos esquecendo que se estamos nos alimentando mal, vivendo na poluição, na química, com água ruim etc é porque nós impulsionamos e pagamos por tudo isso.

Um exemplo básico: Aceitamos rótulos minúsculos e sem explicações. Tomamos refrigerantes há anos sem saber o que eles contêm.

As pessoas ingerem medicamentos onde na bula tem mais efeitos colaterais que benéficos. Medicamentos que são colocados no mercado e depois de 10 anos retirados do mercado porque causam câncer, esclerose, problemas cardíacos. 

Viramos verdadeiros campos de experiência gratuitos, ou melhor, pagamos para sermos cobaias. E aqui no Brasil ainda temos o refugo de medicamentos já proibidos há anos em outros países. Antes de tomar um medicamento procure verificar sobre.

Tudo indica que nosso corpo aguenta 10 anos, pelo menos é o que se lê: Após 10 anos percebeu-se que o medicamento x causa a doença y. Atualmente as pesquisas revelam que o uso do celular, as antenas etc. causam doenças.

Em vários países é proibida a construção de casas aonde tem torres elétricas, aquelas de alta tensão, muito comum aqui nos condomínios. Vemos também aqui no Brasil antenas em cima de prédios e quase sempre em cima das caixas de água. 

Você já parou para pensar na quantidade de vacinas que uma criança toma antes de completar 2 anos? Haja corpo para codificar tantos elementos. Esse assunto das vacinas está uma polêmica na Internet.

Pagamos a existência de órgãos competentes. Pagamos pelas pesquisas ... apenas não usamos. Não solicitamos sobre.

Temos órgãos que medem a condição da água da sua cidade e controlam a qualidade do ar.

Temos o direito de saber o que bebemos o que comemos e o que respiramos. Nós pagamos por isso.

Existem também os órgãos competentes que nos ajudam. Se uma fábrica está poluindo sua cidade, seu bairro é só ligar e avisar e solicitar acompanhamento.

Se tem caminhões, ônibus, carros soltando fumaça, queimando óleo é só anotar a chapa e comunicar.

Dá trabalho? Dá! Tem que pegar o telefone e ligar.

Quase tudo que consumimos tem rótulos – cobrar dos órgãos competentes uma explicação do que são aquelas letrinhas minúsculas. Aqueles números.

 Por que mudaram de álcool propileno para propil? 

Por que estão colocando: contém fenilamina

Por que nas pastas de dente vêm escrito crianças podem usar apenas uma gota?

 Por que os adoçantes tão maravilhosos nas propagandas estão sendo retirados?

Por que estão falando tão mal do filtro solar?  dos pesticidas que se passam direto no corpo? Dos contra pernilongos no quarto e no corpo das crianças? 

Se quiser aprofundar um pouco tem algum material aqui no blog, mas muito a pesquisar ainda.

Para essa realidade mudar. Nós precisamos nos conscientizar que só está assim porque nós pagamos com o nosso dinheiro e nossa saúde.

Saiu no Fantástico que verduras nos supermercados continham bactérias. E ? Não temos fiscais suficientes para fiscalizar estocagens, mas não está muito distante a época que fomos fiscais de preços e deu MUITO certo.

Restaurantes aparecendo em reportagens com comidas altamente contaminadas. Vocês sabia que existe uma lei que o restaurante é obrigado a permitir sua entrada na cozinha? 

Que tal exercermos nossa proteção e segurança. Esse é legal! Umas boas visitas nas cozinhas e certeza que estarão hiper higienizadas em pouquíssimo tempo, pois o boca a boca acaba com qualquer comércio. 

Idem nos mercados e padarias. 

Pelo menos nos locais que você compra diariamente.

Existem várias possibilidades para termos saúde.

O foco aqui é a Eletroterapia, a Radiestesia, sais minerais, alimentos, pH e água.
Apresentamos o GFU e temos uma terapêutica de acompanhamento.

No que acredito:
- Mente Sã em Corpo São
- O amor é a maior ferramenta de que dispomos.
- Não vivemos numa ilha isolada e o interesse por um lugar melhor é bom para todos.
- O número de BOAS possibilidades é ilimitado.

- O conhecimento liberta.
- A ação Realiza


 Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:

As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.

2- Doenças Crônicas - Novas Possibilidades de adquirir Saúde - Minha História radiestesia - Energia Vital - Biorradiação

Pesquisas - Doenças Crônicas - Doenças Auto Imunes - Novas Possibilidades de adquirir Saúde - cinesiologia - pêndulos - radiestesia - Energia Vital - Biorradiação


No final desta página:  BIORADIAÇÃO  -  SE AMAR - VÍDEO DO TOLLE (vale ver)

Estou aqui realizando esse  blog - com MUITO carinho e vontade de compartilhar.

A ideia aqui é passar pesquisas sobre doenças consideradas crônicas, incuráveis, auto imunes. A abordagem desse blog é o plantar sementes, passar conhecimentos que nos ajudam a entender como nosso corpo funciona e o quanto ele é PERFEITO.  


Continuando ....Recebi um e mail há alguns anos atrás que colocava que um paciente em estado de Doença Incurável vive, por ter em si a ESPERANÇA ao conhecer novas possibilidades de Cura.

Desde então procuro repassar tudo que sei sobre a Eletroterapia e nesse compartilhar aprendi que " DIVIDINDO ... SE SOMA" . 

E nesses quase 30 anos de trabalho com a Radiestesia e com a Terapia Integrada pude presenciar que as Esperanças se concretizam . Agradeço!!!

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA E PORQUE ACREDITO QUE TODAS AS DOENÇAS TEM SOLUÇÃO 

Na minha história, onde rodeada por médicos (família e amigos), vivendo parte da minha infância e adolescência na mata e em contato com uma sábia mulher da roça, amando desde pequena os animais, as pedras e tudo que emana. 
Através de cursos, livros, pessoas, foi a partir de 1982 que fui levada a conhecer muito sobre o que era chamado " alternativo". Hoje  fica quase impossível para mim aceitar que Doenças não tem a sua solução. São 30 anos vivenciando e presenciando. POR ISSO GOSTO DA FRASE " ACREDITE SEMPRE". São inúmeras as possibilidades.


É uma forma de agradecer esse compartilhar todas essas possibilidades que a vida me deu. De conhecer tantas coisas boas, os e mails maravilhosos que recebo , as alegrias que presencio , os terapeutas e médicos compartilhando ... tudo isso me dá  essa Energia de Vontade de divulgar, compartilhar...

Percebi nesses últimos anos que as pessoas desconhecem algumas coisas básicas (assim como eu desconhecia), tipo PH, funcionamento dos órgãos, como adoecemos, como começar um processo de cura.... parasitas, bactérias ...coisas simples e depois que conhecemos nos parecem muito óbvias. 

Sabe... o que realmente faz bem ao meu coração é pesquisar e divulgar.
Se vc. tiver algum material legal de fonte idônea, vou adorar receber.
AGRADECENDO LUZ e PAZ Helô

MINHA HISTÓRIA
Quando conheci sobre várias Medicinas Alternativas não era tão fácil como hoje encontrar sites e assuntos relacionados a elas. Para mim, talvez até tenha sido bom, pois tudo o que aprendi foi na experiência, na prática aplicando em mim e compartilhando com pessoas que também sentiam a necessidade de conhecer outras possibilidades.

Encontrei na Net uma amiga que estava fora do Brasil e me enviou o blog dela aonde falava da sua viagem. Achei super legal e pensei: de repente uma possibilidade para eu guardar todas as minhas pesquisas, pois já tinha perdido muitas quando formataram meu computador.
Ela me ensinou a fazer o blog e ele entrou no Google.

Pessoas começaram a me procurar para saber sobre e eu falava tudo que sabia. Sempre acreditei que conhecimento não deve ser guardado, talvez até por acreditar nisso eu sempre atrai para minha vida pessoas que me passavam e passam seus conhecimentos.

Continuei estudando, pesquisando e juntando aos conhecimentos que já trago como bagagem sentia que estava juntando peças de um quebra cabeça e aos poucos tudo ia se complementando.

 Comecei a atrair para minha vida livros e pesquisas , sobre que elementos químicos somados aos parasitas causavam as doenças. Sobre as toxinas químicas dos alimentos. Aliás já colocadas aqui no Brasil pelo Dr. Márcio Bontempo no seu livro Relatório de Orion - o que tenho data de 1985.

A cura, no meu sentir, é um caminho, uma opção. E através do conhecimento e da vontade ou escolha é que vamos caminhando.

A doença passa a ser um caminho para uma vida melhor. É gostoso demais ter a oportunidade de acompanhar esse caminho de crescimento, conhecimento e renovação.O cuidar de si mesmo traz para as pessoas seu fortalecimento não só físico, mas também emocional e espiritual. 

Lembranças vem a tona ... mas sem dor, elas passam como um filme. Com o conhecimento de nós mesmos e agora mais fortalecidos tudo fica mais fácil, é só não dramatizar, uma tendencia do ser humano que deseja de alguma forma ganhar algo como atenção, por exemplo.

Esse perceber isso é que nos leva ao caminho do melhor para nós. De repente vc. percebe o que vc. está fazendo...uau to escolhendo ficar doente para obter algo? Nananinanão eu vou ME dar esse algo e ter saúde para fazer tudo de BOM. (afinal por essas e outras atitudes semelhantes é que acabamos adoecendo - a raiva, a mágoa, o estresse emocional causam MUITAS doenças - isso hoje está claramente comprovado.) 

Tem uns vídeos sobre a Pineal de um médico que comprovou cientificamente assuntos que para muitos de nós tinha cara de religião. 

Muito legal ver essa comprovação da espiritualidade - Quando ouvi que a Pineal é o segundo órgão mais irrigado (os primeiros são os rins ) logo lembrei do Emoto (dos cristais de água) e pensei uau tá explicado porque nossos pensamentos e emoções criam tantas coisas.


 Se você está lutando contra alguma doença grave ou simplesmente deseja melhorar sua saúde, parasitas podem estar dificultando a sua recuperação por roubar alimentos e por jogar seus resíduos tóxicos em seu corpo.

Pesquise, faça exames. No tempo do meu avô tinha exames bem específicos para localizar qual a bactéria?

 Várias as pesquisas na Net que colocam que os parasitas intestinais são insalubres e podem ser a causa de muitas das alergias alimentares, resfriados frequentes, gripes, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colite, diarreia, mal-estar, asma, alergias em geral - a cheiros, a pólen, a medicamentos , a alimentos... , síndrome da fadiga crônica, dores na coluna, dores de cabeça, flatulência, distensão abdominal com gases, prisão de ventre, artrite, problemas articulares, dores nas articulações, problemas de pele, e muitas outras doenças raras. Atualmente mais difundido sobre os micro organismos que causam doença estarem em nosso plasma e órgãos.


O fígado, intestino, sistema circulatório, o cérebro, pele e outros órgãos podem ser habitada por vários parasitas como Giardia, Cryptosporidium, cândida, tricômonas, tênia (vermes), Ascaris (lombrigas), ameba Entamoeba, cestoides, coccidinia, microsporídios, estrongiloides, Trichuris (ancilostomídeos), helmintos e outros.

Não são só os parasitas que nos deixam doentes! A poluição também. A química dos alimentos e dos produtos de limpeza e uso pessoal. Vale pesquisar!!! No blog parceiro http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/ tem mais sobre no Tópico metais pesados e no Tópico Poluição Invisível.

A nave do "progresso", de complexidade crescente nos processos de comidas e produtos, devem ser substituídos e a simplicidade se tornar a meta. A sobrevivência está na simplicidade da alimentação, simplicidade de hábitos. Ralph Waldo Emerson já previa isso quando disse "Ser simples para ser grande”




Bioradiação
"Por estranho que pareça, agora parece óbvio que toda criatura viva emite sua presença como uma estação de rádio, o sol, ou as estrelas. A isso foi dado o nome de bioradiação.
Talvez seja a mesma energia do chi asiático; ou esteja meramente relacionado. Talvez seja a energia que corre ao longo dos meridianos descobertos eras atrás por médicos asiáticos.
Talvez seja a energia que curandeiros e mestres religiosos sabem manejar ou talvez não.
Talvez seja a energia que psíquicos percebem e dirigem fenômenos ocultos, talvez não."

O que é realmente surpreendente é que pessoas normais descobriram tal energia bem antes dos cientistas. 

Pessoas usando a "arte" da cinesiologia, pêndulos, radiônica, mergulhando barras e muitos outras formas de "energia estranha" tem sem dúvida correlação em parte com esta bioradiação. 

Tão antigo tudo isso. Só que antes não tinha nome. Quantas coisas vemos ao estudar os índios. Os escravos. Quantos curandeiros por esse Brasil afora....
Há um século os cientistas da Europa propuseram a existência da "força vital" chamada "élan vitale."



A inocência dos jovens em anos acadêmicos é tão suscetível a preconceitos de todo tipo, e o desejo de aceitar é tão grande, sendo necessário um esforço especial em ensinar a neutralidade. Ou pelo menos em distinguir entre emoção e fato. Onde estão estes princípios pedagógicos básicos? Fui radicalmente inspirado na frase "procure a verdade" mas de repente caí no caminho "procure o aceitável."


Desde 1982 onde fui conhecendo várias medicinas que já receberam nomes de Complementar, Alternativa, Holística...entre tantos outros apenas para diferenciar da Medicina Tradicional , quanta coisa eu presenciei...

Hoje acho até engraçado quando me lembro. Mas na época não achei graça nenhuma.
Tinha passado por uma anestesia e fiquei meses com muita dor nas pernas. Elas esfriavam e não tinha como esquentar...noites e noites sem adormecer. Conheci um acupunturista em Campinas.Que benção dos Céus! Colocou as agulhas e imediatamente a dor passou e eu adormeci gostoso. Começamos um tratamento semanal e eu cada dia melhor. Um belo dia chego na casa e a casa com janelas e portas fechadas com pedaços de madeira. Nunca mais soube dele. Gente, que tristeza...sorte a minha que já tinha melhorado bastante. E hoje, Graças a Deus estamos aí com a acupuntura liberada.
E não é só ela,  várias estão hoje oficializadas por terem sido comprovadas.
Se alguém olhar nos seus olhos e falar a frase " Não tem solução" . Imediatamente pense, diga para vc. mesmo: Tem  sim e eu vou procurar alguém que acredite nisso.

Ou, se no caso vc. confia nessa pessoa como qualidade profissional...se seu coração indica que deve continuar ... delete essa frase pois ela apenas está repetindo o que aprendeu e com certeza tem potencial para aprender além disso, né?

 Tenho tido a oportunidade de aprender que o AMOR tudo cura e de repente me veio de escrever o que coloquei abaixo..

"Amai o próximo como a SI Mesmo"

 Eu aprendendo a ME amar vou amar ao próximo, vou amar tudo e todos.

Se eu não sei o que é o AMOR como posso amar outra pessoa, um bichinho, uma planta... Se eu Não sei me amar, gostar de mim, gostar de estar comigo...como posso pensar/querer/pretender que alguém me ame e goste de estar ao meu lado?

Vale refletir um pouco sobre isso, afinal fomos ensinados a prestar atenção sempre no outro e fazer pelo outro. Será que não é mais fácil eu fazer por mim e o outro por si?

Pode até, a princípio, parecer mais difícil ... mas uma coisa é certa: Ninguém muda ninguém. Vc. só consegue mudar a si próprio.
Que cá entre nós ... só depende de nós.

Aproveite para se "Tornar PRESENTE" enquanto faz as sessões com o GERADOR DE FREQUÊNCIA ÚNICA.


Pegasus

Um presente de mim para mim que divido com vocês LUZ e PAZ Helô

 Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo: As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado. Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.

3 -TERAPIAS - Um pouco sobre Eletroterapia - eletroencefalograma - neurofisiologia clínica - telemedicina - ondas Beta e Alfa - Neurologia - neurociência

Alguns itens nesse tópico:
Um pouco sobre Eletroterapia - eletroencefalograma - neurofisiologia clínica - telemedicina - ondas Beta e Alfa - Neurologia -  neurociência 

No blog
Estudos aprofundados sobre o aparelho e mais 31 tópicos também com vários itens em cada tópico. São blogs que se complementam com visões diferentes. Alguns itens começam de forma semelhante.
Para conhecer esse blog, basta clicar em 

Quase diariamente coloco novos textos e artigos, ok? Como coloco nos tópicos não aparece a data da colocação de cada artigo.



"Faça sempre acompanhamento médico. O que provavelmente vai acontecer é ele aos poucos ir retirando seus remédios. Hulda.-  Recebo vários e mails falando sobre : Vivenciei isso! É muito bom!!!

No final do ano 2010, estava conversando com uma usuária  ela fez um comentário que é muito comum de se escutar :
" Sua doença NÃO tem cura " Hoje em 2019 pouca coisa mudou .... infelizmente os médicos continuam afirmando isso 
A pessoa (simples mortal como todos nós) te olha bem nos seus olhos, num momento que você está fragilizado e te fala isso.

Sugestão: Se alguém olhar nos seus olhos e falar " Sua doença NÃO tem cura ". Imediatamente pense e diga para você mesmo: Tem cura sim e eu vou procurar alguém que acredite nisso.

Ou, se no caso você confia nessa pessoa como qualidade profissional...se seu coração indica que deve continuar ... delete essa frase pois ela apenas está repetindo o que aprendeu e com certeza tem potencial para aprender além disso, né?

Você sabia que desde 1930 já se conhece a cura do Câncer ? Pois é.... vale ver! Estão nos tópicos 8 e 9 do blog parceiro GFU. http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/

LUZ e PAZ
Hoje e SEMPRE.

Desde 1982 onde fui conhecendo várias medicinas que já receberam nomes de Complementar, Alternativa, Holística...entre tantos outros apenas para diferenciar da Medicina Alopática , quanta cura aconteceu...

Tanto é real que várias delas estão hoje oficializadas por terem sido comprovadas.


A História do Eletroencefalograma - Uma pesquisa bacana. Através dessa leitura fica fácil o entender que somos Energia e que a Medicina sabe disso faz tempo.

Os Antecedentes
Desde a descoberta, por Luigi Galvani, em 1784, que o tecido nervoso é eletricamente excitável, a neurofisiologia lentamente começou a desvendar as propriedades da bioeletrogênese, ou seja, a geração de impulsos elétricos em nervos e músculos. Este trabalho foi realizadoi ao longo do século XIX, por cientistas como Emil du Bois-Reymond, que, ajudados por sucessivos desenvolvimentos técnicos que permitiam a medida de correntes elétricas cada vez menores, passaram a estudar com crescente detalhe as propriedades da atividade elétrica do sistema nervoso.


                                                                    Luigi Galvani



                                                             Emil Du Bois-Reymond

Surgiram, então, naturalmente, três perguntas relacionadas às funções centrais (medula espinhal e encéfalo):


 - O cérebro também tem atividade elétrica, como os nervos e músculos?
 - Essa atividade se correlaciona de alguma forma com as funções sensoriais, motoras e cognitivas?
 - Existem localizações específicas no sistema nervoso central para essas ativações elétricas?

Como vemos, as indagações de pesquisa dessa época (por volta de 1840) buscavam uma convergência com o que estava sendo descoberto com relação à constituição celular do SNC, as teorias em voga sobre a propagação das correntes de ação, e as pesquisas sobre localização cerebral, estudadas com o auxílio de estimulações elétricas localizadas e por lesões experimentais e dados clínicos.


O registro da atividade cerebral exigia a detecção de correntes e potenciais elétricos uma ou duas ordens de magnitude mais débeis do aqueles registrados em nervos e músculos, por isso ele teve que esperar por um maior progresso na eletrotécnica.

Isso veio a ocorrer mais tarde, com o desenvolvimento de galvanômetros e eletrômetros de maior sensibilidade, como o eletrômetro de d´Arsonval, o galvanômetro refletor, inventado por Lord Kelvin em 1858, o eletrômetro de Edelmann e o eletrômetro capilar de mercúrio, inventado por Gabriel Lippmann (1845-1921), em 1873. Estes instrumentos já eram capazes de medir correntes da ordem de algumas dezenas de microamperes.


                                                                    Richard Caton


Assim, utilizando um galvanômetro refletor de Kelvin, um médico de Liverpool, Inglaterra, chamado Richard Caton (1842-1926), foi o primeiro a descobrir a existência de alterações de corrente elétrica na superfície do córtex exposta em animais experimentais (coelhos e macacos), em 1875. Até cerca de 1890, Caton realizou diversos experimentos e descobriu alguns fatos notáveis sobre essa atividade:


- A atividade elétrica estava presente na matéria cinzenta (neurônios) e desaparecia com a morte, ou seja, era um processo metabolicamente ativo;
 - A matéria cinzenta superficial era positiva em relação à profunda, e exibiam variações elétricas em direção à negatividade, com alguma atividade;
- A atividade elétrica em determinados pontos aumentava quando os animais se moviam;
Estímulos visuais provocavam um aumento na variação elétrica do córtex, contralateralmente ao olho estimulado;
- A atividade elétrica aumentava em amplitude quando o animal adormecia em virtude de uma anestesia, diminuindo novamente ao recobrar a consciência.

Os trabalhos de Caton foram publicados em revistas médicas, deste modo ficando relativamente desconhecidos por um longo tempo. No entanto, foram replicados e confirmados nas décadas subsequentes por outros pesquisadores, como Vasili Y. Danilewsky e Nikolai Y. Wedensky , na Rússia (1876 e 1880, respectivamente), Ernst von Fleischl-Marxov (1846-1891), na Alemanha (1883), e Adolph Beck (1863-1942), na Polônia, em 1890.


Beck não conhecia os resultados de Caton, e pesquisou o EEG em coelhos e cães, independentemente. Além de descrever a flutuação espontânea de potenciais no córtex, Beck descreveu com precisão a localização das modalidades sensoriais no córtex, usando um galvanômetro de corda para analisar a resposta eletronegativa de sua superfície em resposta à estimulação sensorial. Ele foi o primeiro a descrever que, embora estímulos sensoriais provocassem uma resposta aumentada pontual no córtex, eles também eram capazes de interromper o padrão de oscilação lenta característica do cérebro em animais em repouso.


Já no começo do século XX (em 1912), outro fisiologista russo, Vladimir V. Pravdich-Neminsky, foi capaz também de registrar fotograficamente as ondas cerebrais em cães. Este pesquisador deu o nome de "eletrocerebrograma" ao registro obtido, nome que não se firmou, como veremos adiante, e também foi o primeiro a publicar um registro de atividade elétrica em uma crise epiléptica em cães.


O primeiro eletroencefalograma humano
Foi  na década de 20 que a neurociência conseguiu determinar que o cérebro humano também apresentava atividade elétrica na forma de ondas oscilantes constantes.


Em 1929, um neurologista e psiquiatra alemão chamado Hans Berger (1873-1921), que trabalhava na Universidade de Jena, na Alemanha, anunciou ao mundo científico e médico que:


- era possível registrar as fracas correntes elétricas geradas no cérebro humano, sem a necessidade de abrir o crânio, e mostrá-las na forma de um registro em papel

Berger denominou a esta nova forma de registro fisiológico de eletroencefalograma (ou EEG); e determinou que existiam dois ritmos dominantes, a que ele determinou ritmos alfa (de 8 a 10 ciclos por segundo) e beta (de 12 a 20 ciclos por segundo);

- esta atividade mudava de características de acordo com o estado funcional do cérebro, tais como após estimulações sensoriais, no sono, na anestesia, na hipóxia (falta de oxigênio) e em certas doenças nervosas, como a na epilepsia.



                                                                       Hans Berger




                                                      Primeiro EEG registrado em 1924

 
Essas eram descobertas revolucionárias, e, de fato, Berger, após publicar uma série de 14 artigos entre 1929 e 1938, acabou sendo o honroso fundador de um ramo inteiramente novo e muito importante da ciência médica, a neurofisiologia clínica.


Berger tinha primeiramente se interessado em estudar a atividade elétrica do cérebro depois de ler os trabalhos experimentais de Richard Caton.

 Durante muitos anos, a partir de 1912, ele tentou obter registros em pacientes, usando equipamentos ainda pouco sensíveis para isso, como o eletrômetro capilar.

Posteriormente, ele passou a usar o galvanômetro de corda, que tinha sido desenvolvido em 1902 por um grande fisiologista holandês, Willem Einthoven (1860-1927). Esse equipamento era muito mais sensível, e com ele, Berger obteve os seus primeiros resultados positivos em seres humanos, em 1924, ao estudar os potenciais no cérebro exposto de um rapaz que se acidentara.


                                                    Willem Einthoven em seu laboratório



                                                 Galvanômetro de corda de Einthoven



                                                   Eletrocardiógrafo comercial (1920)


O galvanômetro de corda funcionava de acordo com o seguinte princípio: um fio capilar extremamente fino de quartzo, era revestido de uma fina película de prata. Ao ser submetido a um intenso campo magnético (o equipamento pesava mais de uma tonelada), o fio tendia a sofrer um desvio quando uma corrente elétrica fraca (alguns microamperes) passava pelo mesmo.

Este desvio era amplificado através de um feixe de luz, que podia então ser observado através de uma lente ou registrado sobre um papel fotográfico que se movia.

A sensibilidade do instrumento podia ser regulada aumentando-se a tensão do fio de quartzo.

Einthoven usou o galvanômetro para estudar em detalhe a atividade elétrica do músculo cardíaco, que tinha sido descoberta em 1893 por Gabriel Lippmann e Etiénne-Jules Marey (1830-1904), usando o eletrômetro capilar desenvolvido pelo primeiro.

As fenomenais contribuições de Einthoven à fisiologia e à medicina (ele é, inclusive, considerado o "pai" da telemedicina, por ter conseguido enviar eletrocardiogramas através de linhas telefônicas, em 1912!) renderam-lhe o prêmio Nobel de 1924.


Descobertas revolucionárias
Trabalhando praticamente sozinho, e exercendo grande cautela e rigor científico, Berger experimentou intensamente nos cinco anos seguintes à sua primeira descoberta, e fazendo muitas anotações em seus diários de pesquisa. Utilizando seu filho Klaus como paciente, ele obteve 73 registros, que foram os primeiros EEGs humanos publicados, em 1929.

 Ao final do mesmo ano, ele já tinha acumulado mais de 1100 registros, em 76 pacientes. A partir de 1932 ele recebeu da firma alemã Karl Zeiss equipamentos mais modernos e sensíveis de registro, e pode avançar em seus estudos.



                                                  Laboratório de Berger em 1932


Muitos fisiologistas, na época, duvidavam que as correntes elétricas descobertas por Caton e Beck se originassem realmente do tecido nervoso.

 Assim, Berger estudou extensamente outros fenômenos fisiológicos que pudem estar interferindo, como a circulação sanguínea do cérebro, o eletrocardiograma, a atividade muscular, a respiração, etc., e conseguiu demonstrar que essas atividades não se correlacionavam com o EEG.


Berger também foi o primeiro a obter correlações consistentes entre os padrões de ondas cerebrais e atividades mentais.
Ele demonstrou, por exemplo, que as ondas beta tinham amplitude e duração menores do que as onda alfa, e que elas ocorriam em estados de alerta e de concentração mental.

As ondas alfa ocorriam quando o paciente estava relaxado, e com os olhos fechados. Ao abrir os olhos, o padrão alfa era imediatamente substituído pelo padrão beta, confirmando assim os achados de Beck em animais, um fenômeno que ele denominou de bloqueio do ritmo alfa.



                          Bloqueio do alfa em EEG registrado por Berger em 1929


Em uma série de estudos publicados em 1931, ele observou, que as ondas alfa também desapareciam durante o sono, a anestesia geral, a pressão intra cranial aumentada e em crises epilépticas.

Ele descobriu que o ritmo cerebral ficava descontrolado e aumentava sua amplitude na epilepsia, abrindo assim o caminho para as aplicações clínicas do EEG, como método diagnóstico em muitas afecções do sistema nervoso.

Também foi o primeiro a estudar o EEG ao longo do desenvolvimento do sistema nervoso em crianças, demonstrando que o EEG aparecia apenas a partir do terceiro mês de vida, quando a mielinização do SNC se completa.

Por ter publicado em alemão e ser relativamente desconhecido no resto do mundo, os achados de Berger foram pouco divulgados até 1934, quando seus trabalhos foram descobertos por dois grandes fisiologistas ingleses, Sir Bryan H. Matthews e Lord Edgar Adrian, ambos trabalhando no Laboratório de Fisiologia da Universidade de Cambridge, e por Herbert H. Jasper (1906-1999), em 1935, nos EUA.

Utilizando equipamentos mais sensíveis e modernos que os de Berger, eles fizeram muitos estudos em seres humanos e animais e corroboraram os seus resultados, dando grande publicidade aos mesmos e tornando Berger famoso em todo o mundo.


Os primeiros trabalhos internacionais demonstrando que a atividade epiléptica era acompanhada de alterações típícas do EEG, como o complexo ponta-onda, em epilepsia focal, foram feitas em Boston, em 1935 e 1936, pelos médicos americanos Frederic A. Gibbs (1903-1992) e William G. Lennox (1884-1860).

Em Breslau, na Alemanha, Otfrid Foerster (1878-1941) e H. Altenburg foram os primeiros a registrar potenciais elétricos no córtex exposto de pacientes anestesiados levemente (eletrocorticografia), com o intuito de verificar focos epilépticos, uma metodologia que posteriormente foi grandemente incrementada no Instituto Neurológico de Montreal, Canadá, por Penfield, Jasper e Rasmunssen, como veremos adiante.



                                       EEG registrado por Adrian e Matthews em 1934


Adrian tinha ficado famoso anteriormente com seus estudos sobre o potencial de ação do nervo, que o levaram a demonstrar, entre outras coisas a sua natureza tudo-ou-nada.

Adrian tinha aproveitado inteligentemente a nova onda de progressos técnicos trazidos pela eletrônica para a eletrofisiologia.

A invenção do amplificador eletrônico por Lee De Forest, em 1907, tornada possível pelo seu desenvolvimento do tubo audion (uma válvula á vácuo denominada também de triodo), tinha possibilitado a fisiologistas como os americanos Alexander Forbes, Herbert S. Gasser e Joseph Erlanger, a desenvolverem amplificadores operacionais de alto ganho, em 1921.

Esses equipamentos aumentavam de várias centenas de vezes o fraco sinal elétrico colhido no tecido nervoso, o qual era injetado no estágio de entrada de um galvanômetro refletor ou de corda, levando a um notável aumento de sua sensibilidade.

Gasser também foi o primeiro fisiologista a utilizar um outro equipamento de registro de fenômenos bioelétricos em função do tempo, o osciloscópio, que tinha sido inventado em 1897 pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun.

Graças à conjunção desses dois equipamentos cruciais para a eletrofisiologia moderna, Gasser e seu colega Erlanger, foram capazes de registrar pela primeira vez um potencial de ação, e ganharam o prêmio Nobel por sua contribuição.




                          Laboratório de eletrofisiologia de Herbert Gasser em 1939

                                                      Tubo de raios catódicos de Braun



Sono e Sonho


Armados com o registro objetivo proporcionado pelo EEG para o estudo dos estados da consciência, e com a descoberta que ele se alterava na vigília e no sono desenvolveu-se rapidamente, a partir de 1936, uma vigorosa linha de pesquisa sobre a sua fisiologia.

 Despontaram então grandes nomes, como Nathaniel Kleitman (1895-1999), William C. Dement (1928-) e Horace Magoun (1907-), nos EUA; Frédéric G.N. Bremer e Michel Jouvet (1925-), na França, Giovanni Moruzzi (1910-1986), na Itália, entre outros, que estudaram as estruturas neurais responsáveis pelo sono e pela vigília, como a formação reticular ascendente, descobriram o EEG típico do sonho (fase REM, derivada do seu nome em inglês, Rapid Eye Movements), e assim por diante.

 Não é objetivo deste trabalho revisar a história destas descobertas, mas o leitor poderá achar referências relevantes sobre a mesma na lista bibliográfica ao final. Ver site do autor.

Uma Ferramenta para a Neurologia


Da mesma forma como aconteceu com o eletrocardiograma e os equipamentos desenvolvidos a partir das brilhantes pesquisas de Einthoven, o eletroencefalógrafo tornou-se rapidamente um instrumento valiosíssimo de diagnóstico na neurologia, com as demonstrações de Berger.

Surgiram modelos comerciais, inicialmente com apenas um canal de registro (ou seja, capazes de fazer apenas o traçado de um par de eletrodos de cada vez).

O sistema mais conveniente que passou a ser utilizado foi o do galvanômetro inscritor, que constava de uma pena alimentada por tinta, presa a uma bobina móvel, dentro de um forte campo eletromagnético.

 Por volta de 1939 surgiram os primeiros equipamentos multicanais, que permitiam o registro simultâneo (em paralelo) sobre o papel, de vários pares de eletrodos colocados na superfície do crânio do paciente.

 O primeiro fabricante a introduzir esse tipo de equipamento, que logo tornou-se muito difundido, foi a Grass Instruments, com eletroencefalógrafos de três, quatro e seis canais, e um papel dobrável com velocidade de deslocamento de 30 mm/s, a qual se tornou padrão para o registro humano de EEG.

O primeiro modelo (Grass I) foi desenvolvido pelo engenheiro Albert Grass, em colaboração com Frederic Gibbs, em 1935 e 1936.

 Os equipamentos, que obtiveram grande sucesso, foram usados a partir de 1938 nos hospitais da Segunda Guerra, para avaliar trauma cefálico em pilotos de aviões, e aperfeiçoados a partir de 1946.

Um dos novos modelos Grass II foi usado por Nathaniel Kleitman na Universidade de Chicago, em seus estudos pioneiros sobre a caracterização eletroencefalográfica dos estágios do sono, e por praticamente todos os neurofisiologistas nas décadas subseqüentes.


Deste modo, desenvolveu-se em poucos anos toda uma metodologia de registro, diagnóstico e interpretação do estado funcional do cérebro.


                  Eletroencefalógrafo comercial de um canal (marca Lafayette)



                                               Equipamento de EEG multicanais

 
O Potencial Evocado Cerebral


Com os avanços da instrumentação, os eletro fisiologistas estavam prontos para estudarem fenômenos elétricos mais sutis no sistema nervoso.

 Os potenciais que apareciam na superfície do crânio, em resposta a estímulos sensoriais estavam entre estes interesses, mas eles provaram ser fenômenos elusivos e difíceis de estudar, pois se "perdiam" entre as variações aleatórias e de maior amplitude das ondas cerebrais espontâneas.


                                 George Dawson e seu promediador eletromecânico

 
Foi George D. Dawson, em 1954, que resolveu brilhantemente o problema, através do primeiro equipamento computacional usado em eletrofisiologia.

Ele descobriu que se tirasse a média de sucessivos traçados de EEG obtidos em resposta a um estímulo sensorial, um claro potencial cortical, sincronizado com esse estímulo, aparecia claramente.
 Isso devia-se ao fato de que, como as variações espontâneas eram positivas ou negativas, não se correlacionando com o evento sensorial, elas tendiam a zero no processo de promediação.

Quanto maior o número de repetições, maior e mais nítido aparecia essa variação, que foi então chamada de potencial evocado, ou potencial relacionado a evento (ERP, do inglês, event-related potential). Na ausência, ainda, de computadores digitais acessíveis, Dawson desenvolveu um equipamento eletromecânico, denominado de promediador (averager, em inglês), e com isso revolucionou a eletrofisiologia cerebral.

O uso do EEG e do potencial evocado no auxílio à neurocirurgia e no mapeamento cortical de funções sensoriais humanas foi introduzido por Herbert H. Jasper (1906-1999), médico neurologista e eletrofisiologista clínico americano, que colaborou longamente com o famoso neurocirurgião canadense Wilder Penfield (1891-1976) nas décadas dos 40s e 50s.

Entre outras coisas, esses resultados vieram confirmar os dados obtidos por Penfield na década anterior, por meio da estimulação elétrica cerebral em pacientes acordados, no córtex sensorial (obtenção do chamado "homúnculo sensorial cortical"). Jasper foi o fundador do célebre Laboratório de Eletrofisiologia do Instituto de Neurologia de Montreal, do qual Penfield era diretor.

Foi também por volta de 1941 que se iniciaram os estudos de mapeamento somatotópico detalhado em animais, com os trabalhos pioneiros de Marshall, Woolsey e Magoun, nos EUA. A eletrofisiologia conseguia agora responder à questão de localização da função, através do mapeamento muito mais fisiológico, proporcionado pelo registro da atividade elétrica



A Topografia Cerebral
Os eletrodos usados por Berger, Adrian e outros eram grandes demais para que ele pudesse discernir no EEG algum tipo de localização específica da atividade elétrica em determinadas partes do cérebro (o que chamamos de estudo topográfico).

 Em outras palavras, o que se queria era se usar a atividade elétrica cerebral registrada no cérebro para determinar com precisão as áreas de projeção sensorial (regiões do cérebro que são ativadas apenas quando estímulos externos, como luz e som, são recebidos), etc.


Esta descoberta foi feita pelo notável cientista britânico W. Gray Walter, o qual, em 1936, provou que se fosse usado um grande número de eletrodos pequenos colocados sobre a pele da cabeça, era possível identificar atividade elétrica normal e anormal em determinadas áreas do cérebro, inclusive podendo se diagnosticar claramente um tumor (que tem atividade anormal ao seu redor, e diminuída ou nula em seu interior).

 Walter descobriu também que o ritmo alfa era simétrico nos dois hemisférios, em seres humanos normais, e que o registro simultâneo mostrava que as ondas alfa colhidas em vários pontos do córtex tinham exatamente a mesma variação em freqüência e fase.
 Ele trabalhou inicialmente do Departamento de Fisiologia do Burden Neurological Institute, e por ser também um engenheiro, realizou muitas melhorias nos equipamentos de EEG da época.


                                                              W. Grey Walter



                                                               Toposcópio cerebral

 
Assim, impressionado com as possibilidades de construir mapas bidimensionais da atividade de EEG na superfície do cérebro, W. Gray Walter inventou em 1957 o toposcópio.

 Este era um equipamento bastante complexo e que mostrava a inventividade de Gray Walter (além de ser médico, ele também era engenheiro). Ele tinha 22 tubos de raios catódicos (semelhantes a um tubo de TV), cada um deles conectado individualmente a um par de eletrodos colados sobre o crânio.

Os eletrodos e seus tubos correspondentes, eram dispostos em um padrão geométrico bidimensional, de tal forma que cada tubo mostrava em sua tela fosforescente a intensidade e velocidade dos vários ritmos do EEG em uma área específica do cérebro, tais como os lobos frontais, parietais, ocipitais, etc. Esse conjunto de tubos era fotografado periodicamente, com suas telas para cima, e uma espécie de movimento espiral fosforescente era usado para evidenciar as diferentes freqüências presentes no EEG, naquelas partes do cérebro. T


Gray Walter pedia a seus pacientes que realizassem diversos tipos de tarefas mentais, com o resultado que os ritmos do EEG se alteravam de diversas formas, em várias partes do cérebro.
Ele foi o primeiro a provar, por exemplo que o chamado ritmo alfa (presente durante o estado de repouso com os olhos acordados) desaparecia de quase todo o cérebro durante uma tarefa mental que exigisse estado de alerta, sendo substituido por um ritmo mais rápido, as ondas beta.


Ficou logo evidente para os neurologistas que o toposcópio poderia ser muito valioso para localizar focos epiléticos (o ponto onde a atividade elétrica anormal que precede uma convulsão se origina, geralmente devido à uma lesão localizada, tumor ou alteração funcional).

Infelizmente, o aparelho era muito grande, complexo e caro, e não chegou a ter êxito comercial ou uso disseminado.


O estudo topográfico da atividade elétrica cerebral somente veio a renascer quando mini- e microcomputadores pequenos, rápidos e baratos se tornaram disponíveis na década dos 80. Desta forma a topografia cerebral do EEG foi desenvolvida, e está desfrutando de grande utilização. Ela também é chamada de Mapeamento Colorido do Cérebro.

Conclusões


A fascinante história da descoberta e estudo dos fenômenos eletrobiológicos do sistema nervoso central conseguiu responder positivamente às três perguntas iniciais colocadas no inicio deste artigo.

Os cientistas que contribuíram para a construção desta história apoiaram-se sempre nos ombros de seus antecessores, em uma brilhante e inspiradora linhagem, que começou com Galvani, no final do século XVIII.

 As descobertas fundamentais foram feitas praticamente por um único pesquisador, Richard Caton, na segunda metade daquele século, mas o progresso só ocorreu, como aconteceu praticamente em toda a história da neurociência, com a disponibilidade de instrumentos físicos mais sensíveis e acurados para o estudo dos sutis potenciais elétricos que acompanham a atividade nervosa central. Como bem escreveu Lord Adrian:


"A história da eletrofisiologia foi decidida pela história dos instrumentos de registro elétrico"


Para Saber Mais :

http://www.cerebromente.org.br/n19/history/historyeeg_p.htm
History of the Discovery of the EEG
McClelland, L., McMillian, A., Wainscott, S. e Wilks, K.: History of the Electroencephalograms
Epilepsy: An Historical Overview
Historical Perspective. History of Sleep Research
Malmivuo, J. & Plonsey, R.: 1.4 Short History of Bioelectromagnetism. In: Bioelectromagnetism. Principles and Applications of Bioelectric and Biomagnetic Fields. Oxford University Press, 1995.
Herculano-Houzel, S.: A Mente Elétrica. Ciência Hoje, Out. 1999.
Sabbatini, R.M.E.: A Descoberta da Bioeletricidade. Revista Cérebro & Mente No. 6, Jun/Ago 1998.
Sabbatini, R.M.E.: História do Eletroencefalograma. In: Mapeando o Cérebro. Revista Cérebro & Mente No. 3, Set/Nov 1997.
Grass Instruments: Company History
McComas, A.J.: The World of Touch - From Evoked Potentials to Conscious Perception. Canad. J. Neurol.Sci. 1999; 26: 7-17
Biografias
Edgar D. Adrian
Herbert S. Gasser
Joseph Erlanger
W. Grey Walter
Karl Ferdinand Braun
Gabriel Lippmann
Wilhelm Einthoven
Etiénne-Jules Marey
Ernst von Fleischl-Marxov
Otfrid Foerster
Ernst von Fleischl-Marxow
Jacques-Arsène d' Arsonval
Wilder Penfield
Herbert Jasper
Michel Jouvet
William C. Dement
Nathaniel Kleitman
Giuseppe Moruzzi
Frédéric G.N. Bremer
Frederic A. Gibbs
William G. Lennox
Horace W. Magoun


-------------------------------------------------------------------------------




Sobre o Autor
Prof. Renato M.E. Sabbatini, PhD é um neurocientista com doutorado em neurofisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e um estágio de pós-doutoramento como cientista convidado do Instituto Max Planck de Neurobiologia, de Munique, Alemanha. Ele é professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), editor associado e coordenador da seção de História da Neurociência da revista Cérebro & Mente.


O Objetivo do blog abaixo é deixar um registro de pesquisas, estudos realizados em 2004. A ideia é dividir conhecimentos adquiridos desde 1982 com as várias Medicinas. O entrar em contato com as experiências e vivências dessa realidade, que depois vim a conhecer melhor estudando o livro da Dra. Hulda, me levaram a estudar cada dia mais e mais e sempre percebendo que muito há ainda a aprender. É um estudo fascinante!

Fica nesse blog o: Plantar sementes. E torcer para que germinem.